Voltar

Por Alexandre Monteiro

Seja um caminho mais longo para passar a semana na praia ou uma escapada curtinha para visitar alguma atração local, como o zoológico ou um museu, viajar pela estrada com a família é uma ótima maneira de estreitar laços e divertir-se junto a quem você ama. A parte mais difícil, no entanto, especialmente se você tem filhos pequenos, pode ser o tempo passado dentro do carro, na ida e na volta.

As horas que transcorrem dentro de um carro não precisam ser um martírio. Na verdade, podem ser até bem divertidas! Aqui estão algumas dicas para ajudar você, sua família e seu carro a tirar o máximo de qualquer viagem pela estrada, assim como algumas ferramentas automobilísticas que você pode levar em conta se quiser adquirir ou alugar um veículo para passear.

Planejando a viagem. Há um ditado que diz: não morda mais do que você pode mastigar. Isso se aplica para a distância que você quer percorrer. Jornadas excessivas na estrada podem cansar não só o motorista, mas também os passageiros. Não importa quantas maneiras você tem para entreter seus filhos, os pequenos vão eventualmente ficar cansados de ficar parados no banco de trás do carro.

Você também não vai poder ficar preso a uma “agenda” apertada, com horário estrito para viajar e chegar. Sempre há chances de você encontrar alguns obstáculos no caminho, como engarrafamentos ou alguma reviravolta no clima. É bem mais relaxante viajar sem pressa, de forma que você e sua família podem fazer quantas paradas quiserem, para comer, fazer xixi ou até mesmo aproveitar alguma atração local, como um restaurante legal em uma cidade que fique no meio do caminho. Uma coisa legal de viagens de carro é que você tem oportunidade de trocar grandes redes de restaurantes e lojas para experimentar algo mais local e único.

O que levar? Muitas crianças, nos dias de hoje, são capazes de “matar tempo” em longas viagens com brincadeiras, desenhos animados e jogos em videogames, tablets e outros dispositivos portáteis. Mas se você quer um entretenimento mais tradicional, que pode incluir toda a família, você pode levar um mapa da rota e pedir para as crianças falarem em voz alta os pontos de referência ao longo do caminho.

Audiolivros também são outro ótimo divertimento, pois todo mundo pode entrar na história, o que às vezes é mais divertido do que ler sozinho – e evita aquele enjoo que algumas pessoas sentem ao ler com o carro em movimento. Você também pode levar comidinhas para comer durante a viagem ou nas paradas para descanso.

car-on-road-among-forest

Como preparar seu carro. Antes de pegar a estrada, certifique-se que seu carro está em forma para viajar distâncias razoáveis sem problemas. Troque o óleo, cheque os fluidos, verifique os limpadores e os faróis. E não esqueça de calibrar os pneus. Você também deve levar um kit de emergência que contenha luvas, lanternas, primeiros socorros, água extra, cobertor e tudo o que você acha que possa precisar se houver alguma situação de emergência.

Limpar o interior do carro também pode ajudar. Tire tudo o que você sabe que não irá precisar. Assim, você pode levar todas as coisas extras que quiser sem preocupar-se com espaço.

Facilidades do carro perfeitas para viagens. Se longas viagens é o que você tem em mente ao procurar um novo carro para comprar ou alugar, algumas facilidades podem ser vantajosas.

1) A maioria dos smartphones já serve como GPS, mas um sistema de navegação integrado ao carro é uma ótima ferramenta, especialmente porque poupa bateria de seus outros dispositivos eletrônicos.

2) Você sabe como checar a internet, redes sociais e ver vídeos no YouTube faz o tempo passar mais rápido. Ter acesso à conexão wi-fi pelo carro pode “encurtar” sua viagem de um jeito bem divertido.

3) Da mesma forma, ver algum filme ou programas de televisão no carro também é uma forma bacana de fazer passar o tempo. As telas devem ser mais altas, porque se forem baixas podem dar enjoos.

4) Há ferramentas de piloto automático que fazem a viagem de carro ser mais fácil, mais confortável e menos estressante.

5) Se você fica sentado por um longo período de tempo, conforto é tudo. Há opções de carros que esquentam e esfriam os assentos. Você pode encontrar até mesmo bancos com função de massagem! Já pensou?

 


Imagens: VisualHunt
Fonte: Kelley Blue Book