Se você está exausto, seu padrão de sono está desequilibrado e percebeu que existe vida sem carregar uma mala, viajar ao exterior a negócios pode se tornar uma luta difícil. No entanto, para milhares de pessoas, viajar a trabalho é um “mal necessário”, então vale a pena tomar algumas dicas básicas para tornar o processo o mais simples possível.
1. Seja econômico com a sua mala: Embale a menor quantidade possível de coisas e, se possível, viaje apenas com uma bagagem de mão. Isso acelera seu tempo de aeroporto, uma vez que não precisa despachá-la no check in e nem esperar para pegá-la no aeroporto de destino. Invista em uma boa mala. Não precisa ter um design magnífico – o importante é que ela seja resistente e prática, para evitar transtornos. Tenha sempre em casa um pequeno saquinho transparente, específicos para viagens, com seus produtos de higiene pessoal. Assim, você não terá que catar os itens do seu banheiro a cada vez.
2. Controle seu jet lag: Pode parecer trivial, mas um viajante cansado ou com poucas horas de sono é muito menos apto a lidar com as demandas exigidas pelos negócios internacionais do que aquele que está alerta e descansado. Portanto, o melhor conselho é chegar ao seu destino com dois dias de antecedência da data do seu compromisso, assim você dá tempo para seu corpo se ajustar. Se realmente não for possivel chegar antes, redefina o seu relógio para o novo fuso horário antes de sair e tente alinhar o seu padrão de sono ao de seu destino.
Foto: laszlo-photo via Visualhunt / CC BY
3. Coma e beba com responsabilidade: Cometer excessos gastronômicos e/ou alcoólico enquanto em trânsito vai fazer você se sentir cansado e inchado. Durante almoços, jantares e outras comilanças de uma viagem de negócios, tente comer não mais do que metade do que lhe for oferecido. Optar por proteínas e carboidratos, que levam mais tempo para serem digeridos e irá mantê-lo satisfeito durante mais tempo. Da mesma forma, a desidratação pode ser o efeito mais comum de um voo longo, por causa dos baixos níveis de umidade baixos da aeronave. Para combater sintomas como dores de cabeça e olhos secos, beba muita água e evite chás, cafés e álcool, uma vez que esssas bebidasntêm efeitos diuréticos.
4. Mantenha-se conectado: Um modem portátil de banda larga de internet, com plug USB, não ocupa nenhum espaço e lhe garantirá sinal em qualquer lugar. A uma taxa única mensal, vai possibilitar que seus negócios online caminhem como de costume, mesmo que você esteja viajando. Isso evita todo o aborrecimento de tentar lembrar diferentes logins e senhas durante a conexão para as conexões wi-fi disponibilizadas pelos aeroportos. Pode se revelar um pouco mais caro, mas vale a pena pela conveniência.
5. Pesquise sobre seu destino: Ter sensibilidade para perceber as diferenças culturais entre sua origem e seu destino é vital para garantir que sua viagem internacional a negócios corra bem. Para evitar qualquer constrangimento, invista um tempinho para aprender sobre as religiões da região, seus costumes e estrutura política.
–
Imagem: VisualHunt