Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

FOB e CIF: quais as diferenças e quando usar?

Ao se adquirir um produto pela internet ou outros canais de venda, há quem prefira recebê-lo no conforto de sua casa. Já outras pessoas, por diversos motivos, contratam transportadoras de sua confiança para realizar o serviço de frete.

Duas modalidades de frete que entram nessas categorias mencionadas acima são o frete FOB e o frete CIF. Entre essas, você sabe qual a melhor opção para você?

Preparamos este texto para falar um pouco mais sobre as modalidades de frete FOB e CIF. Quer saber mais sobre o assunto? Siga com a leitura!

O que são as modalidades de frete FOB e CIF?

Antes de tudo, é necessário diferenciar o conceito de cada uma das siglas. Afinal de contas, o que é FOB e CIF

O frete FOB é uma sigla inglesa, que vem de Free On Board. Em tradução livre, significa “livre a bordo”. Nesta modalidade de frete, quem compra a mercadoria, portanto, seu destinatário, que tem responsabilidade pela mercadoria. 

Ao se contratar o frete FOB, a empresa vendedora não tem responsabilidade pelo envio da mercadoria. 

O frete CIF, por sua vez, é um termo em inglês, que vem de Cost, Insurance and Freight. Este termo significa “custo, seguro e frete”. Nesta modalidade referida, o transporte da mercadoria é responsabilidade de quem manda, ou seja, do remetente. 

Isso desobriga o comprador a ter qualquer responsabilidade sobre o envio até o recebimento da mercadoria.

Quais são as diferenças entre FOB e CIF?

Em suma, a diferença entre as modalidades de frete é na forma com a qual o serviço é prestado. Para além do preço cobrado, deve ser levado em conta quem assume a responsabilidade pelo produto. 

No frete FOB, a responsabilidade do embarcador termina quando ele despacha a mercadoria. A partir daí, assume a transportadora ou serviço de frete escolhido pelo comprador. 

Já no frete CIF, a responsabilidade é total da transportadora. Desde os custos operacionais, passando por transporte da mercadoria, até que a entrega se efetive.

Em que situações cada modalidade deve ser usada?

Agora você já exatamente o que são as modalidades de frente FOB e CIF e quais são as suas diferenças. Deste modo, fica mais fácil entender as situações que dão ensejo a sua utilização.

As diferenças entre FOB e CIF fazem com que cada modalidade seja mais comum em determinadas circunstâncias. 

O frete FOB, organizado pelo destinatário do produto, é utilizado com mais frequência em cargas de alto valor, quando o custo do frete é alto. É bastante benéfico em transações B2B, de empresas para empresas. Afinal de contas, a maioria das grandes indústrias possuem seus próprios sistemas de transporte.

O frete CIF, por outro lado, é muito comum na venda online, chamada de e-commerce. Nesta modalidade, o cliente realiza o pagamento pela mercadoria e frete, de uma só vez, sendo uma forma prática de contratar os serviços de entrega. O CIF favorece a entrega em massa de produtos, o que, feita através do FOB, seria demasiadamente custosa.

Saber quais situações são mais propícias para utilização do frete FOB ou CIF é algo essencial. Afinal de contas, é preciso conhecer as duas modalidades para saber a que melhor atende às suas necessidades.Gostou de saber mais sobre os fretes FOB e CIF? Se você curtiu nosso conteúdo, não deixe de seguir o Melhor Câmbio no Facebook e Instagram; estamos também no Twitter e no YouTube!

Sair da versão mobile