Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

O que é IBAN? Saiba o que é e como encontrar!

Por muitas vezes, é necessário realizar uma transferência de dinheiro, ou fazer algum outro trâmite financeiro internacional. Quanto a este assunto, muitas pessoas ainda têm dúvidas. 

Quando se fala em assuntos bancários internacionais, especialmente na realização de transferências, o termo IBAN logo aparece. Esse termo refere-se a um número identificador que permite as tais transações internacionais.

Assunto interessante, não é mesmo? Se você quer saber mais sobre o que é IBAN e como encontrar este código, continue lendo o texto.

O que é IBAN?

Antes de mais nada, é necessário definir exatamente o que é o IBAN para então falar como é possível desfrutar de suas facilidades.

IBAN é uma sigla que vem do inglês, para International Bank Account Number (número internacional de conta bancária, em tradução livre). Este número presta-se como um identificador padrão para a realização de transferências internacionais de fundos. 

O IBAN, portanto, identifica contas bancárias mantidas no Brasil e padroniza a forma com que elas se comunicam com os serviços bancários no exterior. 

Desde 1997, o código IBAN já era amplamente utilizado pelos países da Europa em transferências bancárias. Exatamente pelo fato de facilitar a comunicação entre bancos e instituições financeiras, a adesão a este sistema cresceu bastante. 

A regulamentação oficial no Brasil aconteceu no ano de 2013, através da Circular nº 3.625, do Ministério da Fazenda e Banco Central do Brasil.

Este código é único para cada conta. Sua utilização diminui a ocorrência de possíveis erros na hora de se transferir dinheiro internacionalmente e facilita o processo.

Como é sua composição?

Agora que você já sabe o que é o código IBAN, vamos dar uma olhada em sua composição. 

O referido código é bem extenso, constituído de 29 carácteres alfanuméricos, para números de IBAN brasileiros. Apesar de serem muitos dígitos, há um padrão para sua composição. 

Confira, abaixo, um exemplo de código e a explicação de como é realizada sua composição.

BR 11 22222222 33333 4444444444 A5

Deste modo que se dá a formação do número internacional de contas bancárias no Brasil.

Como conseguir?

Agora que você já sabe exatamente o que é IBAN e qual sua composição, vamos falar sobre como você pode conseguir este código. Já podemos adiantar que é uma tarefa bem simples.

Este número deve ser fornecido por todas as instituições financeiras a seus clientes, de acordo com a Circular nº 3.625, de 2013. Ou seja, você pode pedir diretamente a seu gerente que consulte o número de IBAN da sua conta. 

Além disso, é possível, a depender do seu banco, que este código fique disponível nos serviços de internet banking. Vale a pena dar uma olhada!

E, caso você prefira, há uma forma de achar o código de IBAN referente à sua conta bancária sem nem mesmo ir ao banco. Através do site IBAN Generator, você insere algumas informações e o software te provém com o seu código.

No site, é necessário inserir o número da agência (sem o dígito verificador), o número da conta bancária (desta vez, com o dígito verificador) e identificar a sua instituição financeira.

O que é SWIFT?

Vale ressaltar que, para além do IBAN, também há outros códigos que são precisos em transferências internacionais, para adequada identificação da sua conta bancária. Um deles é o código SWIFT.

Este código vem da expressão inglesa Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais). 

O SWIFT é um código que tem o objetivo de identificar as instituições financeiras no âmbito internacional. Tornando viável, portanto, as transações internacionais entre bancos de diferentes países.

Este código, também conhecido como BIC, é formado por um mínimo de 8 e um máximo de 11 caracteres. Confira abaixo um exemplo e sua explanação.

AAAA BB CC DDD

O SWIFT é um código que também deve ser utilizado na hora da realização de transferências internacionais. Para obtê-lo, a melhor opção é pedir ao seu gerente que o verifique para você. Como alternativa, o site TheSWIFTCodes pode ajudar. 

Quais são as diferenças entre IBAN e SWIFT?

Como já vimos, tanto IBAN quanto SWIFT são códigos que ajudam e facilitam na hora de se transferir dinheiro internacionalmente.

Apesar de os dois códigos terem, aparentemente, o mesmo objetivo, eles na realidade têm funções distintas. 

O IBAN, como mencionamos, presta-se a representar e identificar com precisão os dados da conta. Evitando, portanto, erros na hora de se realizar uma transferência internacional.

Já o código SWIFT, por sua vez, é uma forma de identificação e conexão das instituições bancárias no contexto internacional.

É possível transferir dinheiro para outro país com o IBAN?

A resposta é sim. Por ser um código identificador, o IBAN (juntamente com o SWIFT) permite a correta identificação de sua conta bancária e, através disto, a efetivação da transferência monetária internacional. 

As regras variam de banco para banco, por isso é válido conferir com o seu gerente como são realizadas transferências internacionais com a sua instituição.

Não é toda vez que as instituições financeiras exigem o código IBAN ou SWIFT na hora das transferências. Pode ser solicitado outras apenas um ou apenas outro. Mas é importante ter ambos em mãos caso você pretenda fazer esse tipo de transação.

Saber sobre os códigos IBAN e SWIFT é o primeiro passo para realizar uma transferência internacional. Para quem deseja realizar os serviços bancários com tranquilidade e da forma mais segura possível, este conhecimento é indispensável.

Este é um assunto importante para quem realiza transferências internacionais com frequência. Gosta de nossas dicas? Temos mais conteúdo para você aproveitar. Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de vários assuntos sobre finanças, moedas estrangeiras e temas afins.

Sair da versão mobile