Você sabe o que é Wire Transfer? Veja como funciona!

wire-transfer

Quando chega o momento no qual é preciso fazer uma transferência internacional, sempre há aquela dúvida. Qual é a opção mais vantajosa? Sabemos que, nesse momento, é importante se atentar a como essa transação é feita.

A Wire Transfer é uma dessas opções de transferência internacional de valores. Ela pode ser usada entre bancos diferentes, e tem suas regras próprias.

No presente texto, vamos te explicar mais acerca da Wire Transfer e como ela funciona. É um tema que te interessa? Então siga com a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto.

O que é Wire Transfer?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o que é, de fato, a Wire Transfer. Basicamente, a Wire Transfer é um tipo de transação financeira entre bancos de países diferentes. Essa denominação tem origem nos Estados Unidos, e o nome “wire transfer” faz referência à época que eram usados telégrafos para transferências financeiras.

A mensagem de transferência internacional era transferida por meio dos fios (wires, em inglês) do telégrafo. Por isso, o nome do serviço foi definido como Wire Transfer. O processo para transação financeira, até hoje em dia, existe por intermédio do SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais).

Ou seja, em suma, o sistema de transferência de valores ainda funciona com os mesmos preceitos. Só que, dessa vez, mais informatizado e moderno. Por meio da internet. Nos tópicos seguintes, vamos detalhar o funcionamento da Wire Transfer.

Como funciona a Wire Transfer?

Agora que você já sabe o que é a Wire Transfer, vamos falar sobre o funcionamento dessa plataforma.

Como mencionamos, esse tipo de transferência eletrônica surgiu nos Estados Unidos, e pode fazer a transação de valores entre bancos diferentes, por meio de sistemas de comunicação. 

O sistema de comunicação mais utilizado é o SWIFT, nesse caso. A Wire Transfer funciona, de forma simples, como uma forma de enviar dinheiro eletronicamente.

Por intermédio do SWIFT e das instituições bancárias, o beneficiário pode receber os valores transferidos. No tópico seguinte, vamos detalhar mais sobre como é possível fazer uma transferência por Wire Transfer.

Como fazer uma Wire Transfer?

Para fazer uma transferência por meio da Wire Transfer, o processo é simples. Confira!

Passo 1: ache uma instituição financeira

Como já mencionamos, uma Wire Transfer precisa de uma instituição financeira que possa intermediar os trâmites. Por isso, o primeiro passo é encontrar uma de sua confiança.

Passo 2: preencha o formulário

É necessário, para efetivar a transferência, preencher os formulários emitidos pela instituição financeira. Em alguns bancos, esse processo pode ser feito de forma online. Outros requerem que o preenchimento seja feito presencialmente.

Passo 3: tenha à mão os dados do beneficiário

Como é de se esperar, os dados do beneficiário a receber a sua transferência são essenciais na hora de se fazer uma transferência por Wire Transfer. Os dados que, normalmente, são pedidos na hora da transferência, são os pessoais e de comunicação entre as instituições.

Passo 4: informe o código SWIFT e o IBAN

O SWIFT, como já falamos, é o código da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, que serve para identificar as instituições financeiras no âmbito internacional. O IBAN, por sua vez, é uma sigla que significa International Bank Account Number (número internacional de conta bancária). Ambos os códigos servem para identificar as instituições financeiras no âmbito internacional.

Após esse processo, a sua transferência via Wire Transfer está efetivada.

Como receber uma Wire Transfer?

Agora que você já sabe como fazer uma Wire Transfer, vamos falar brevemente sobre o recebimento de uma transferência desse tipo. Há apenas um passo para quem vai receber uma transferência por meio da Wire Transfer. Que é dar os seus dados bancários e pessoais a quem vai transferir o valor em questão.

É importante dar os dados corretos, pois as transferências de valores do exterior costumam ter taxas altas. O cancelamento por conta de erro pode ser um contratempo evitável, que vai custar taxas salgadas.

A depender do banco utilizado na transferência de valores, pode haver a necessidade de outros códigos ou dados para preenchimento. Por isso, entre em contato com a sua instituição de preferência para tirar quaisquer dúvidas.

Quais são os custos de uma Wire Transfer?

Um assunto que é importante na hora de qualquer transação é o quanto ela vai custar. Afinal de contas, quais são as taxas relacionadas a uma transferência por meio da Wire Transfer?

Uma Wire Transfer pode variar de taxas, a depender de fatores como a instituição financeira ou o valor transferido. Afinal de contas, as taxas e tarifas são as mesmas que o banco cobra.

As taxas cobradas são a taxa de serviço, que é variável, a taxa SWIFT, de comunicação entre as instituições financeiras, a taxa de conversão e o IOF (imposto sobre operações financeiras).

É importante notar esse aspecto e fazer a verificação do valor junto à instituição financeira de preferência. Afinal, algumas têm taxas bem altas, que podem fazer com que a transferência internacional via Wire Transfer não seja tão vantajosa.

Qual é a melhor opção, Wire Transfer ou Melhor Câmbio?

Agora que você já sabe de tudo relacionado à Wire Transfer, vamos falar um pouco mais sobre o Melhor Câmbio nesse contexto. Afinal, qual das opções é a mais vantajosa na hora de transferir dinheiro?

Ao fazer uma transferência internacional por intermédio do Melhor Câmbio, você tem certeza de pagar as menores taxas e impostos do mercado por um serviço rápido.

Oferecemos a remessa online, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, com a menor taxa do mercado! Por meio de um cadastro simplificado, você consegue ter o dinheiro na conta destino em até 24 horas. Incrível, não é mesmo?

A Wire Transfer é uma opção na hora de fazer transações financeiras internacionais. No entanto, ao utilizar seus serviços, o remetente e o beneficiário estão sujeitos às taxas dos bancos envolvidos na transação. É importante saber todos os aspectos relativos aos serviços antes de realizar a transferência.

O que você achou do nosso conteúdo? Gostou de saber um pouco mais sobre Wire Transfer e o seu funcionamento? Esperamos que tenha sido de grande utilidade. Utilize o Melhor Câmbio para enviar e receber dinheiro do exterior! Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

Novidades são sempre bem-vindas, não é mesmo? A Skrill é uma plataforma relativamente nova no mercado financeiro do Brasil. E assim como toda carteira digital, há uma gama de...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

Novidades são sempre bem-vindas, não é mesmo? A Skrill é uma plataforma relativamente nova no mercado financeiro do Brasil. E assim como toda carteira digital, há uma gama de...